MAPED
MAPED no Facebook MAPED no Twitter

Como Trabalhar com Massinha de modelar em sala de aula?

25 de outubro de 2012 por Leila Grillo postado em Dicas

 

O trabalho com massinha de modelar é riquíssimo, pois permite uma gama significativa de abstrações, assimilações e construções do conhecimento pela criança, principalmente do conhecimento lógico-matemático. Para o professor a vantagem é a possibilidade de realizar importantes diagnósticos e interferências para um melhor desenvolvimento infantil enquanto as crianças estão (para elas) “brincando”.

 

As formas de trabalhar são varias e, de acordo com sua intenção (professor) pode ser “livre” ou dirigida.

 

1-MANIPULAÇÃO LIVRE:

A criança recebe a massinha e brinca livremente sem nenhum tipo de recomendação. Podemos observar seus interesses temáticos, capacidades criativas, conhecimentos já construídos.

 

2- MANIPULAÇÃO COM FORMAS DE PLÁSTICO

Muito interessante, pois permite que a criança seja desafiada com os encaixes e desencaixes de massinha dentro das forminhas sem saída livre, o desenformar de figuras vazadas.

A comparação de formas construídas iguais e diferentes pela forma, pela cor e tamanho.

 

 

3-PALITOS DE PICOLÉ

São ótimos principalmente para o trabalho com quantidades. Pedimos que enrole a massa e depois divida em tantos pedacinhos quanto a quantidade de crianças presentes na sala no dia, por exemplo, ou alguma quantidade que seja significativa no dia. Podem ser realizadas somas, divisões e subtrações através de histórias com massinha.

O ato de enrolar bolinhas, ovinhos, cobrinhas também é bem rico para esta atividade.

 

 

5-MODELAGEM DIRIGIDA

Ideal para confecção de figuras de temas que estão sendo trabalhados no dia a dia, como: projetos, modelagens de animais, corpo humano, elementos da natureza etc.

 

 

Como fazer:

-Entregar uma cor e uma quantidade necessária para a modelagem de cada parte da figura: para a cabeça uma pequenina porção rosa claro e pedir que façam uma bolinha, depois apertem para virar uma bolachinha e em seguida colocar sobre o papel; para o tronco ou camisa a mesma coisa;

-Para membros ou partes duplas entregar uma porção minúscula e pedir que façam uma cobrinha e dividam em duas partes para os braços; fazer o mesmo com olhos, orelhas, pernas ou calças, sapatos etc

É importante que cada cor e que cada parte seja orientada separadamente, uma de cada vez como se o todo estivesse sendo desenhado para que a figura fique legível.

As cores de roupas, cabelos podem ser escolhidas pelas crianças, mas o professor precisa dar uma quantidade pequena, o suficiente para cada parte, caso a criança precise de mais um pouco avalie se ela distribuiu corretamente a massa, se é possível dividir novamente ou se é melhor entregar-lhe mais massa.

Acompanhe no “aprender sem complicar” as dicas de trabalhos com massinha na OFICINA DE MODELAGEM.

Abaixo, as massas de modelar Maped!

 

Compartilhe

Comente

Comentário:

© 2011 Maped | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Ref Comunicação