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Dia do Índio

19 de abril de 2012 por Leila Grillo postado em Atividades

 
O Dia do Índio é comemorado em 19 de abril no Brasil para lembrar a data histórica de 1940, quando se deu o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. O evento quase fracassou nos dias de abertura, mas teve sucesso no dia 19, assim que as lideranças indígenas deixaram a desconfiança e o medo de lado para discutir seus direitos, em um encontro marcante.
 
Quando os portugueses chegaram ao Brasil em torno do ano de 1500, encontraram uma natureza exuberante e um povo nativo muito diferente do europeu.
 
Como acreditavam ter chegado à Índia, que era o destino inicial de sua viagem, apelidaram este povo de Índio. Para os colonizadores europeus, todos os nativos eram índios. Essa generalização proposital favoreceu a dominação destes povos. Na realidade, existiam diversas nações, etnias e grupos diferentes naquele meio.
 
Tais grupos formavam um universo completamente heterogêneo, disputavam territórios e possuíam cultura e idiomas próprios. No início, os europeus se aproveitaram desta diversidade e usaram o índio como aliado. Porém, logo decidiram torná-lo escravo, luta na qual inúmeras populações foram praticamente dizimadas. É importante tomar ciência de que os povos indígenas não vivem mais como em 1500. Hoje, muitos têm acesso à tecnologia, à universidade e a tudo o que a cidade proporciona, mas nem por isso deixaram de ser indígenas e de preservar sua cultura e seus costumes.
 
Ao apresentar os índios para as crianças, dê exemplos reais e explique qual é a etnia, a língua falada, o local e os costumes. Explique que o Brasil tem cerca de 230 povos indígenas que falam cerca de 180 línguas e que cada etnia possui sua identidade, rituais, modo de vestir e de se organizar. Não se prenda a uma etnia. Fale, por exemplo, dos Ashinkas, que têm ligação com o império Inca, ou então dos povos não contatados e dos Pankararu, que vivem na Zona Sul de São Paulo.
 
Há muitas décadas os índios têm enfrentado o desafio de sobreviver de acordo com suas tradições, interagindo com a sociedade brasileira, de modo que vêm selecionando e incorporando sua cultura e valores às novas necessidades dessa relação.
 
Os povos indígenas vivem o tempo presente e constroem o futuro de seus filhos, na certeza de que ações políticas e ideológicas voltadas para os problemas gerais dos índios estão sendo unificadas e que suas reivindicações serão ouvidas, protegidas e respeitadas.
 
OBJETIVOS:
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
- A partir do tema gerador, desenvolver atividades nas diferentes áreas de estudo.
 
indio
 
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
 
- Localize em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas.
- Compare o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica.
- Levante o vocabulário usado pelos indígenas e descubra seus significados.
- Produza, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto.
- Oriente os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada.
- Leia histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores.
- Organize um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.
- Observe manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente.
- Observe ilustrações de artistas do tempo do Brasil Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais.
- Por meio de músicas, vivencie com os alunos um pouco da cultura indígena a partir do canto e da dramatização.
- Por meio de atividades artísticas manuais e plásticas, vivencie um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.
 

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